TAPETES

Publicado em 28 de Novembro de 2012 - Dicas Na Prancheta

Os Tapetes, quando bem empregados, podem ser um grande aliado na decoração, podendo até mesmo se tornar verdadeiras obras de arte dentro da sua casa. Além disso, exercem funções práticas, como delimitar áreas e trazer conforto térmico, além de ajudar na acústica do espaço.

Na Sala de Estar, por exemplo, o tapete tem a função de determinar qual o mobiliário faz parte deste ambiente. O mobiliário colocado sobre ele “conversam” entre si. Quanto maior o tapete, mais amplo se torna o ambiente.

Já Sala de Jantar, apesar de já não ser utilizado com tanta freqüência por questões de praticidade, o tapete deve ter tamanho maior do que a mesa em torno de 80cm em toda a sua volta para que as cadeiras possam repousar sobre ele mesmo quando puxadas para trás.  Já nos quartos, a melhor maneira de se colocar o tapete é de forma que a pessoa, ao sair da cama, nunca pise direto no piso.

O mercado dispões hoje de inúmeros tipos de tapetes, que permitem a escolha do modelo ideal para compor a decoração do cômodo. Eles podem ser de fibras naturais ou sintéticas, de couro de vaca e até mesmo bambu, dentre ainda outros.  Os tapetes de fibras sintéticas, que são os mais usados atualmente, podem possuir tratamento anti-ácaro e antimicrobiano. As fibras, quando revestidas em Teflon repelem líquidos e sujeira, o que é muito bem vindo no dia a dia de uma casa.

Recentes estudos têm provado que o tapete pode, efetivamente, melhorar a qualidade do ar do ambiente. Isso se dá pelo aprisionamento da poeira em suas fibras. Sendo assim, pessoas ainda que com alergia moderada podem ter estes tipos de tapetes em suas residências, desde que a manutenção diária e cautelosa ocorra por meio de aspirador de pó.

Bom, com tanta variedade no mercado, não nos faltam opções de preços, cores e formatos para imprimirmos personalidade ao ambiente vestindo a casa com estilo e conforto. Vale uma boa pesquisa e a eleição de um bom fornecedor para que se possa garantir a qualidade do produto e, aí sim, tornar a sua casa ainda mais aconchegante...