Apartamento Repaginado

Publicado em 30 de Novembro de 2012 - AF Arquitetura na Midia

Saiu no "Radar Decoração", um dos canais mais importates para a arquitetura e decoração na internet, a matéria sobre um apartamento que fizemos. Confiram no link abaixo!!!

http://radardecoracao.com.br/11/alexandre-lobo-e-fabio-cardoso-entregam-ap-com-mix-de-texturas-e-estilos/

AF arquitetura na Ilha de Caras!!!!!

Publicado em 29 de Novembro de 2012 - AF Arquitetura na Midia

Na última edição da revista CARAS saiu a chamada oficial para a abertura dos trabalhos da ILHA DE CARAS 2013. E nós, junto a um time fera de arquitetos, participaremos da próxima edição da Ilha, fazendo o deck Lateral e o Gazebo, uma área incrível debruçada sobre o mar!!. Aguardem fortes emoções!!!

E olha nós aí no nosso deck fazendo o levantamento fotográfico...

 

CASA COR RIO 2012 - APARTAMENTO CARIOCA

Publicado em 28 de Novembro de 2012 - AF Arquitetura na Midia

Nosso espaço, o Apartamento Carioca, é composto de dois ambientes integrados, sendo um estar e um Quarto para casal. Ambos com farta iluminação natural.

Tirando partido do pé direito alto, utilizamos uma cama com Docel, da Quarto Composto para criar uma boa volumetria no espaço. Uma poltrona do premiado designer nacional Sergio Rodrigues, a Voltair, foi estrategicamente colocada no espaço, trazendo a beleza e o conforto do design.Um grande adesivo toma conta de uma das paredes principais, a que fica atrás do sofá. Este adesivo é uma foto em alta resolução de um grande um painel metálico já oxidado, obtido na Orlean. O teto parcialmente rebaixado em  gesso recebeu uma pintura em tom amarelo vibrante, trazendo alegria ‘a composição. Tapetes orientais de kilim dão a atmosfera de “casa” aos espaços, trazendo conforto. Um Tambor metálico faz as vezes de Criado mudo. Este for a customizado pelo artista plastico “Jaka Red”. O Piso em tábua corrida existente recebeu acabamento em sinteco fosco. Em 02 paredes utilizamos pintura em tonalidade Rato. Em 01 das paredes a cor do tijolo maciço foi revelada após ter sido descascado o emboço. Em 01 outra última parede, um grande adesivo fotográfico traz tonalidades azul claro, representando uma chapa metálica pintada e oxidada. Para gerarmos uma atmosfera intimista, fizemos a perfeita combinação entre iluminação indireta, difusa e direta. A Indireta acontece acima do teto parcial de gesso, iluminando e valorizando a textura do concreto aparente da laje que parcialmente ficou aparente. Também foi utilizada iluminação indireta embiutida nas prateleiras das estantes em marcenaria, estas em Xenon. Para Iluminação difusa, lançamos mão de  abajur e luminárias. As iluminação direta foi feita através trilhos energizados munidos de spots.

TAPETES

Publicado em 28 de Novembro de 2012 - Dicas Na Prancheta

Os Tapetes, quando bem empregados, podem ser um grande aliado na decoração, podendo até mesmo se tornar verdadeiras obras de arte dentro da sua casa. Além disso, exercem funções práticas, como delimitar áreas e trazer conforto térmico, além de ajudar na acústica do espaço.

Na Sala de Estar, por exemplo, o tapete tem a função de determinar qual o mobiliário faz parte deste ambiente. O mobiliário colocado sobre ele “conversam” entre si. Quanto maior o tapete, mais amplo se torna o ambiente.

Já Sala de Jantar, apesar de já não ser utilizado com tanta freqüência por questões de praticidade, o tapete deve ter tamanho maior do que a mesa em torno de 80cm em toda a sua volta para que as cadeiras possam repousar sobre ele mesmo quando puxadas para trás.  Já nos quartos, a melhor maneira de se colocar o tapete é de forma que a pessoa, ao sair da cama, nunca pise direto no piso.

O mercado dispões hoje de inúmeros tipos de tapetes, que permitem a escolha do modelo ideal para compor a decoração do cômodo. Eles podem ser de fibras naturais ou sintéticas, de couro de vaca e até mesmo bambu, dentre ainda outros.  Os tapetes de fibras sintéticas, que são os mais usados atualmente, podem possuir tratamento anti-ácaro e antimicrobiano. As fibras, quando revestidas em Teflon repelem líquidos e sujeira, o que é muito bem vindo no dia a dia de uma casa.

Recentes estudos têm provado que o tapete pode, efetivamente, melhorar a qualidade do ar do ambiente. Isso se dá pelo aprisionamento da poeira em suas fibras. Sendo assim, pessoas ainda que com alergia moderada podem ter estes tipos de tapetes em suas residências, desde que a manutenção diária e cautelosa ocorra por meio de aspirador de pó.

Bom, com tanta variedade no mercado, não nos faltam opções de preços, cores e formatos para imprimirmos personalidade ao ambiente vestindo a casa com estilo e conforto. Vale uma boa pesquisa e a eleição de um bom fornecedor para que se possa garantir a qualidade do produto e, aí sim, tornar a sua casa ainda mais aconchegante...

 

THE ARCHITECT AND THE PAINTER - EAMES

Publicado em 28 de Novembro de 2012 - Design

Este maravilhoso documentário sobre o casal de designers mais importante dos EUA e do mundo está disponível na NET no canal NOW, aproveitem!

O filme, dos diretores Jason Cohn e Bill Jersey e narrado por James Franco, foi produzido para mostrar e documentar a vida e os métodos de trabalho do casal. Baseado num importante acervo, principalmente de vídeos e fotografias produzidas por Charles, Ray e sua equipe durante os 40 anos de trabalho criativo da empresa junto com histórias de família e de historiadores do design.

Eles deram seu nome a uma era. "Assim como a rainha Vitória representa uma atitude perante a vida que se reflete na arte e na literatura vitoriana, Eames também incorpora uma certa abordagem à vida e às idéias", observa o diretor de cinema Paul Schrader no início deste documentário de abrir os olhos sobre o ícone americano designers industriais .

"Era Eames," que começou em o flush otimista de vitória americana na Segunda Guerra Mundial, terminou quando Charles morreu em 1978. No entanto, seu impacto cresce sem parar. A obra de Charles e Ray Eames permanece para designers e consumidores um ideal de design mais virtuoso - uma combinação alquímica da beleza e propósito.

Talvez mais lembrado por seus móveis de fibra de vidro e madeira aglomerada, o estúdio Eames também criou uma desconcertante variedade de outros produtos, de talas de militares feridos durante a Segunda Guerra Mundial, a fotografia, interiores, exposições multimídia, gráficos, jogos, filmes e brinquedos. Narrado por James Franco, o filme baseia-se em um tesouro de material de arquivo, principalmente os filmes e fotografias impressionantes produzidas com o material pesquisado sobre Charles, Ray, e os seus funcionários durante a hiper-criativo 40 anos do estúdio Eames. Membros da família e historiadores de design ajudam a guiar a história, mas é em entrevistas com os designers juniores arrastados para o mundo desses mestres do design moderno, que uma imagem fascinante complexa deste casal e equipe criativa realmente emerge.